top of page
UMA COMUNIDADE, UM FUTURO!

A maior riqueza deste concelho é a forma de estar das pessoas que aqui vivem e o seu sentimento de pertença.
São pessoas dedicadas, determinadas e resilientes.
Um capital de valor intangível que nos posiciona favoravelmente em relação aos demais concelhos.

A tranquilidade, a segurança, a posição geoestratégica e um sistema de incentivos ao investimento diferencia-nos dos concelhos limítrofes de Lisboa.
Azambuja é um bom local para investir, trabalhar e viver.

3d render of corals

Este conjunto, do qual é peça base o rio Tejo, funciona de forma integral em termos de equilíbrio económico e aproveitamento dos recursos naturais locais. O seu património natural e paisagístico é base do desenvolvimento sociocultural sustentável.

AZAMBUJA


Azambuja é o concelho mais oriental do distrito de Lisboa, a uma distância de 40 km da capital portuguesa.

Este concelho tem inúmeros recursos nomeadamente a sua localização geoestratégica com uma boa rede de acessibilidades ferroviárias e rodoviárias.

Graças a esta rede, encontram-se instaladas várias empresas da área logística que assumem aqui o seu ponto nevrálgico para a distribuição nacional e internacional. 

AZB

Panorama

Year

2024

Estamos inseridos num concelho com 261 km quadrados e cerca de 22000 habitantes composto de muitos aglomerados habitacionais, lugares e aldeias, organizados em sete sedes de freguesia - Alcoentre, Aveiras de Baixo, Aveiras de Cima, Azambuja, Vale do Paraíso, Vila Nova da Rainha e União de Freguesias Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.

QUER SABER MAIS?

Azambuja em números


Estes dados referem -se ao tecido empresarial de Empresas com atividade comercial durante o ano de 2021 (não inclui a banca nem seguros), com sede no município.

Entende-se por empresa com atividade comercial, qualquer empresa que apresenta dados de compras, vendas ou emprego no ano. Inclui as empresas com informação financeira relativa ao exercício de 2021.

Os dados retirados são importantes fontes de informação para um correto conhecimento da pegada empresarial de Azambuja.

Nota: Ao referir Azambuja, estamos a falar sobre o Concelho.

Em termos nacionais

🏭  - Empresas - 135º
📈  - Volume de negócios - 48º
👩🏻‍💼  - Empregos - 74º
🌏 - Exportações - 36º

E ainda

🏭 - Empresas - 483
📈 - Volume de negócios - 1 616 743 649€
👩🏻‍💼 - Empregos - 7645
🌏 - Exportações - 71 
✈️ - Volume de exportações - 480 746 555€

Tendo em conta

a existência de 308 municípios, Azambuja encontra-se num patamar muito relevante no panorama nacional.

Em termos de colaboradores a laborar nas empresas encontra-se nos primeiros 80 municípios. Em termos de volume de exportação de bens e serviços está nos primeiros 50 municípios.

Com um total de 483 empresas o volume de negócios total chega acima dos mil milhões de euros, com uma força laboral perto dos 8000 colaboradores. Destas 483 empresas, 71 exportam os seus serviços.

Nestes dados são de realçar o crescente número de empresas jovens que apostam em Azambuja. Das 483 empresas, 124 têm entre 1 a 5 anos de antiguidade e 25 do total das empresas têm menos de 1 ano. Ou seja, 30 por cento do nosso tecido empresarial têm menos de 5 anos de antiguidade.

Esta informação é muito relevante, dado que a zona de risco destas empresas é crescente em virtude da normal fragilização face a possíveis ondas da economia que podem pôr em causa empresas que todos os dias enfrentam desafios para continuar os seus negócios.

Um outro dado importante, é o lugar que Azambuja ocupa no segmento de municípios que tem entre 250 a 500 empresas no seu território. Ou seja o quinto lugar.
Estes números conferem a Azambuja um pendor empresarial de relevância onde terão de ser refletido complementaridades que permita viver, estudar, trabalhar e finalmente visitar.

A ideia e concepção de tornar real um curso técnico superior profissional em Azambuja não é uma ideia desagregada da realidade.

A implementação desta valia serve para fortalecer a capacitação das empresas de distribuição e logística, manter o talento local, chamar mais jovens para o território, através da componente educativa e, acomodar empresas que ofereçam atratividade, investimento e valor empreendedor.

Os concelhos competem para atrair investimento, talento, residentes, visitantes e tornarem-se sedes de organizações com relevância internacional.

De acordo com o marketing das cidades, os concelhos devem potenciar os 3 C´s. Conceito, competências e conexões. Conceito, a ideia de uma visão disruptiva e sustentável. Competências, o talento que é criado nos territórios. Conexões, as ligações entre as academias e as empresas, assim como a qualidade e bem estar das pessoas que vivem e trabalham no território.

O caminho é longo mas Azambuja já está em movimento. 

Além da sua riqueza natural, Azambuja detém ainda um património histórico e cultural invejável.
 

Também o património edificado e de interesse histórico-cultural é uma das grandes heranças, legadas pela história. Entre monumentos e sítios classificados ou referidos como de interesse patrimonial, histórico, artístico ou cultural, surgem à cabeça:
 

  • A Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia e o Palácio do Provedor das Lezírias, em Azambuja;

  • As escolas Grandella, em Tagarro (Alcoentre) e em Aveiras de Cima;

  • A igreja/convento de Santa Maria das Virtudes, em Aveiras de Baixo;

  •  A igreja-palácio, a Casa da Câmara e a Praça dos Imperadores, em Manique do Intendente;

  •  O marco de cruzamento no lugar da Espinheira, Alcoentre;

  •  Os painéis de azulejos da igreja de Vila Nova da Rainha;

  •  O “castro” de Vila Nova de S. Pedro;


São alguns exemplos de locais de interesse, entre outros.

bottom of page