top of page
UMA COMUNIDADE, UM FUTURO!

Entrevista com Andreia Amaral sobre o livro SOSMAMÃ

Writer's picture: HubsLisbon AzambujaHubsLisbon Azambuja

Bom dia



Aproveitámos o lançamento do livro SOSMAMàpara uma breve conversa com a autora, Andreia Amaral, que nos falou deste projeto e do momento desta empresa, também ela um sucesso no universo HubsLisbon Azambuja.




Como surgiu o projeto do livro SOSMAMÃ?



Na realidade nunca tive em mim a ideia de escrever um livro, mas a proposta surgiu há 3 anos e fez-me pensar no assunto. Mesmo não me sentindo na altura confiante em avançar.



Em 2024 com o telefonema da Porto Editora percebi que não podia recusar este projeto. Então arregacei mangas e fiz o melhor que senti até ao momento.



Eu não queria uma bíblia difícil de ler. Queria um guia prático, leve, direto ao assunto onde se abordassem assuntos fulcrais aos pais e cuidadores: da saúde mental, à relação em casal, aos sentimentos e papel dos irmãos, à preparação do casal, à segurança à mesa, em viagem, com amigos e familiares, até ao bebé e criança doentes e em situação crítica. A quem se dirige este livro?



Quando o pensei não o quis focar somente na grávida e nos recém papás. Então idealizei um guia sobre bebés e crianças até cerca dos 5-6 anos. Todos os pais e cuidadores que o leiam vão sentir e relembrar fases importantes que até os interroga de outras formas de pensar que na altura podiam ter posto em prática. Na saúde e na doença. Para quem ainda não tem o seu filho ou neto nos braços há toda uma oportunidade de pensar ainda melhor sobre o lugar do bebé e da criança no mundo, descomplicando tudo o que vem depois.




Falas aqui da saúde mental da mulher, do casal e até de irmãos e outros cuidadores. O que te fez querer colocar no papel estes temas que são tão pouco abordados?



Como dizes e bem estes são temas pouco abordados e a ideia é todos os que passem por esses capítulos tenham a oportunidade de sentir empatia, reconheçam sinais de alarme e pensem sobre estratégias que são cuidadosamente pensadas. Temos muitas mulheres semanas a fio sem se olhar ao espelho, sem por um creme ou sem se ausentar do bebé 10 minutos que seja. Temos casais que estão semanas sem se tocar, sem se abraçar; e não falamos de sexo, falamos da rega diária tão fulcral ao casal que isolou o seu papel de amantes para se dedicarem a 100% ao(s) filho(s). Então sim, sendo este livro o SOSMAMÃ, eu idealizei começar com estes capítulos introspetivos que espero sirvam de apoio a muitas mulheres e casais. Fala aqui também da importância da escolha da creche para os nossos filhos, baseada em critérios que não somente o de ser a única que tem vaga ou ser a mais próxima do local de residência. Podes dizer-nos porque colocas no papel a preocupação que tens com este tema?A ideia deste último capítulo, depois de capítulos dedicados ao bebé e criança doentes e ao primeiro socorro é fundamentalmente despertar a atenção de pais e famílias para a importância de estarem alerta junto das direções relativamente à atualização de formação em saúde infantil, algo que não é exigido no sistema de ensino português ao Educador de Infância.

Os nossos filhos passam mais tempo nestas instituições do que nas nossas casas. Precisamos de sentir segurança em quem cuida deles e esquecemos muitas vezes o inesperado. E é esse que compromete a vida.



0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page