Bom dia.
Na newsletter da semana passada, elaborámos sobre o panorama do setor da Logística global em 2025.
Numa espécie de diagnóstico, procurámos identificar quais as principais tendências desta área e que tipo de estratégias servirão para responder aos desafios que se perfilam no ano vindouro.
Num ambiente complexo e dinâmico, a buscar pelas melhores soluções, assumem uma importância chave.
As empresas devem ser proativas no seu planeamento e execução para mitigar riscos e aproveitar oportunidades.
Deixamos algum pontos sobre a Mitigação de Riscos e Otimização de Estratégias. Diversificação:
Confiar num único porto ou um transportador em exclusividade é cada vez mais arriscado. Diversificar é fundamental. Além de criar uma bolsa de alternativas - preparando uma qualquer eventualidade -, alterar rotas de envio, modos de transporte e fornecedores pode aumentar a resiliência e flexibilidade.
Integração Tecnológica:
Investir em tecnologia, como plataformas de visibilidade da cadeia de abastecimento e análise futura - sistemas de planificação, previsão e estratégia - podem garantir informações valiosas e melhorar a tomada de decisão.
Colaboração e Comunicação:
A comunicação aberta e a colaboração com parceiros da cadeia de abastecimento são cruciais para lidar com perturbações e gerir expectativas.
Negociação de Contratos:
Negociar cuidadosamente os contratos com transportadores e fornecedores, pode e deve ajudar a garantir capacidade e mitigar a volatilidade dos preços.
Planeamento de Contingência:
Criar e desenvolver planos de contingência, mais robustos para potenciais interrupções, como acidentes, circunstâncias geopolíticas, encerramentos de portos ou greves laborais, são essenciais para manter a continuidade das atividades e, consequentemente, do negócio.
Nearshoring e Regionalização:
Explorar este tipo de opções, pode reduzir a dependência das longas e complexas, cadeias de abastecimento, além de mitigar os sempre imprevisíveis riscos geopolíticos.
Sustentabilidade:
Incorporar práticas sustentáveis nas operações logísticas pode reduzir o impacto ambiental e melhorar a reputação da marca. O crescimento contínuo do e-commerce está a remodelar a logística. As empresas precisam de adaptar-se às exigências e aos tempos de entrega mais rápidos, aos crescentes volumes de encomendas e às crescentes expectativas dos consumidores. Isto requer investimento em armazenamento eficiente, soluções de ponta e tecnologias que melhorem a visibilidade e o rastreamento.Realidades como a automação, inteligência artificial e a blockchain, estão também a transformar a indústria logística. A simplificação de processos, melhoram a eficiência e aumentam a segurança.
Em suma:
A Natureza Interconectada das Tendências Logísticas. A Importância das Decisões Baseadas em Dados. As Cadeias de Abastecimento Resilientes e Sustentáveis. As tendências logísticas para 2025 sublinham a importância da agilidade, adaptabilidade e planeamento estratégico. As empresas que enfrentarem estes desafios de forma proativa estarão melhor posicionadas para prosperar no panorama global em evolução.
A equipa HubsLisbon Azambuja
Comments