A Semana Europeia da Mobilidade, a decorrer de 16 a 22 de setembro de 2024, traz um foco renovado nas práticas de mobilidade sustentável.
Neste âmbito, a Câmara Municipal de Azambuja, juntamente com a DECO, lança o Lifestyle Test que é uma iniciativa que promove a conscientização e estimula a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis.
Oferece a possibilidade de calcular a pegada de carbono dos munícipes, permitindo que entendam e meçam o impacto ambiental real das suas atividades diárias.
Os cidadãos de Azambuja já podem realizar o Lifestyle Test através do seguinte acesso:
Trata-se de uma calculadora online – gratuita e muito fácil de utilizar – que mede a pegada de carbono da atividade humana em quatro áreas: casa, transporte, alimentação e compras. O Lifestyle Test destina-se a todos os cidadãos que se preocupam com as alterações climáticas e querem fazer parte da solução. Ao adotarem um estilo de vida positivo e sustentável, estão a contribuir ativamente para a construção de um planeta melhor.
Além de fornecer um diagnóstico, esta ferramenta digital oferece recomendações personalizadas para que os utilizadores possam reduzir a pegada de carbono, adotando práticas mais sustentáveis, o que resultará em poupanças e uma melhor qualidade de vida.
De forma anónima, esta aplicação reúne informações sobre o impacto ambiental dos munícipes nas suas rotinas de utilização da habitação, dos transportes, nos hábitos de consumo e de alimentação. Esses dados permitirão avançar na implementação de medidas e ações que contribuam para a construção de um futuro mais sustentável em Azambuja. Implementada em Portugal pela DECO, esta ferramenta foi lançada durante a 3ª edição do “Digital with Purpose Global Summit 2024”, organizada pela “Global Enabling Sustainability Initiative (GeSi)”.
O objetivo é acelerar a adoção de inovações digitais que promovam o bem-estar social e a sustentabilidade.
Desde o seu lançamento, em setembro de 2023, o Lifesyle Test já ajudou a avaliar e a reduzir o impacto ambiental de mais de 240.000 pessoas em toda a Europa
Comments